Zaragoza no Espaço Cultural HU

O artista plástico José Zaragoza expõe a série inédita de pinturas Pássaros e Flores no Espaço Cultural do Hospital Universitário (HU). Aberta em 27 de setembro, esta é mais uma mostra integrante do Projeto Arte Cura, que contará com mais três novas exposições até o final deste ano.

sequência pinturas hu
Uma das sequências expostas no Centro Cultural HU (acima) e duas das telas, monstrando as variações exploradas pelo artista na mesma técnica: acrílica (abaixo).

josé saragoza
O Artista Plástico e Publicitário José Zaragoza, natural de Alicante, Espanha, hoje com 82 anos.

Zaragoza, em sua breve fala durante o coquetel de abertura, relatou que seu contato com a arte aconteceu aos 14 anos, época em que desenhava em todos os espaços em branco entre os capítulos dos livros do pai. Desenvolveu-se na Escola de Belas Artes de Barcelona, foi ilustrador, fotógrafo e na década de 60, ingressou na área da publicidade. Hoje, além de artista plástico, é um renomado publicitário ocupando o cargo de diretor de criação da Agência DPZ (fundada por ele em 1968, junto à Petit e Roberto Duailibi).

Sobre a inspiração para a série Pássaros e Flores comentou: “No jardim da minha casa tem muitas árvores que dão flores e frutas. Na jabuticabeira, de manhã e de tarde, os pássaros vêm, é uma beleza. São famílias. Eu fiz até uma pequena piscina e eles a usam. São meus momentos, cada quadro representa uma etapa e são, para mim, como filhos gestados e paridos com muita intensidade e emoção”.

A exposição é gratuita e permanece no Espaço Cultural HU até 25 de outubro.

ESPAÇO CULTURAL HU:
Av. Prof. Lineu Prestes, 2.565, Cidade Universitária – São Paulo/SP
Visitas de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h.

com informações da Singular Comunicação
Publicado em 28/09/2012