PUSP-C e HU realizam Programa Envelhecimento Ativo

Você sabe o que é Envelhecimento Ativo?

O aumento da expectativa de vida ao longo das últimas décadas colocou em evidência a necessidade de políticas para promover um envelhecimento com qualidade, garantindo aos indivíduos saúde, capacidade produtiva e independência na terceira idade. Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde criou, em 2002, o conceito de Envelhecimento Ativo.

O Envelhecimento Ativo procura estimular a adoção de um estilo de vida saudável, além de conscientizar as pessoas sobre a importância do acompanhamento médico, com foco na prevenção e no controle de doenças típicas do envelhecimento. Também destaca as escolhas que fazemos ao longo da vida e sua influência em nosso envelhecer. Portanto, o Envelhecimento Ativo não é assunto somente para quem já chegou à terceira idade.

Com o objetivo de incentivar a adesão a estes conceitos, a Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C), em parceria com o Hospital Universitário (HU) e o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), realizarão a primeira etapa do Programa Envelhecimento Ativo.

Voltado para os funcionários da PUSP-C, sem restrição de faixa etária, o Programa terá duração de quatro meses, começando com um encontro no Auditório da Prefeitura. O encontro contará com uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo e educador físico.

Nesse primeiro momento, o participante receberá orientações sobre alimentação, exercícios físicos, prevenção, controle de doenças e outros temas, além de uma caderneta para monitoramento de suas atividades e de seu progresso ao longo do programa. Após esse encontro, começa o acompanhamento semanal/quinzenal, com a visita da equipe multidisciplinar e realização de exercícios físicos na PUSP-C. Junto ao monitoramento, os participantes do Programa poderão, conforme suas necessidades, realizar consultas no HU. Ao fim de quatro meses, ocorrerá um novo encontro, para avaliação dos resultados obtidos.

Os interessados devem se inscrever até às 15h do dia 29/11, através do formulário online ou pessoalmente, na Seção de Pessoal da PUSP-C.
O encontro inaugural do Programa acontece no dia 4/12, no Auditório da Prefeitura, em dois turnos (às 9h e às 14h). Para acessar o formulário de inscrição clique aqui.

Publicado em 28/11/2013