Seminário Sustentabilidade em Campus Universitário

Aconteceu no dia 04 de abril, das 9h às 12h, no Anfiteatro Prof. Francisco Romeu Landi, na Escola Politécnica, o Seminário Sustentabilidade em Campus Universitário.

Durante o evento, o prof. Robert W. Marans, da Universidade de Michigan (U-M), apresentou o histórico da implementação de medidas sustentáveis no Campus da U-M. Lá, o trabalho teve início em 2008, com um programa para redução no consumo de energia e na produção de resíduos, e evoluiu para ações marcadas por uma visão mais ampla de sustentabilidade, bem como por alvos mais estruturais, compreendendo o retrofit de prédios existentes, construções verdes e estímulo ao transporte coletivo e energeticamente eficiente.

O professor Marans também apresentou pesquisas que foram realizadas para medir o grau de engajamento da comunidade usuária do Campus da U-M, e enfatizou a importância da criação e avaliação constante de indicadores de sustentabilidade, que ajudam a mapear os principais desafios relacionados à adoção de práticas sustentáveis em campi universitários.

Os participantes do debate, professores Marcelo Romero (Superintendência de Gestão Ambiental/USP), Tadeu Fabrício Malheiros (EESC/USP), Wanda Risso Günther (FSP/USP) e Gilda Collet Bruna (Universidade Presbiteriana Mackenzie), apresentaram ações sustentáveis que vêm empreendendo em suas instituições, e levantaram questões sobre as formas para buscar o engajamento da comunidade, e a respeito da importância do diálogo com atores internos e externos à Universidade.

As perguntas do público instigaram a discussão sobre os desafios políticos para a construção de uma cultura de sustentabilidade nos campi universitários. Neste sentido, os participantes do Seminário destacaram o papel fundamental dos gestores da Universidade, que devem valorizar os princípios de sustentabilidade no ensino, pesquisa e extensão e o compromisso com projetos de longo prazo que garantam um estilo de vida mais sustentável por toda a comunidade universitária.

O seminário foi uma promoção conjunta envolvendo a Prefeitura do Campus USP da Capital, o Conselho Gestor do Campus USP da Capital, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), com apoio das Prefeituras dos Campi USP Quadrilátero da Saúde e São Carlos. O evento foi transmitido ao vivo pelo IPTV, e teve um total de 473 visualizações.

Publicado em 07/04/2014