Treinamento das Comissões de Prevenção à Dengue

No último dia 11 de Abril, a Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C), em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP), realizou mais um encontro com os membros das comissões de prevenção à dengue das 36 unidades que compõem a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO).

Na ocasião estiveram presentes 69 pessoas que atuam diretamente em suas Unidades, em conjunto com os técnicos da PUSP-C e da FSP, que tiveram a oportunidade de aprofundar as informações referentes à situação da dengue na Cidade de São Paulo e na CUASO.

O objetivo principal do encontro foi a difusão e a revisão de conhecimentos relacionados à dengue e à propagação do mosquito Aedes aegypti, bem como a formação/capacitação de multiplicadores em medidas de controle e prevenção da dengue, enfatizando a campanha Juntos Contra a Dengue que está nos Mobiliários Urbanos de Comunicação (MUCs) da CUASO desde fev/2014, com a finalidade de alertar a comunidade USP sobre algumas ações para se evitar a presença do Aedes aegypti no Campus.

Além da campanha já em andamento foi sugerido que as Unidades reforçassem suas atividades com a ação Dez Minutos Contra a Dengue, para a realização de um check list de pontos críticos, com foco em questões relacionadas com lixo, plantas e jardins, caixas d’água, calhas e lajes, tonéis e depósitos de água, facilitando as vistorias semanais que as comissões devem realizar em suas respectivas unidades.

Foi enfatizado, mais uma vez, que a melhor maneira de prevenir a disseminação da dengue envolve cuidados simples para impedir a presença de água parada e aumento da população do mosquito transmissor.

Também foram apresentados os resultados obtidos com o projeto “Estratégias para Prevenção da Transmissão dos Vírus da Dengue na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira” e um panorama sobre a situação da dengue na cidade de São Paulo, Cidade Universitária e entorno. Segundo dados apresentados em 08 de abril pela Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, a cidade apresentava até aquela data 1.745 casos confirmados de dengue, sendo 324 casos registrados no distrito do Jaguaré, 147 caso no Rio Pequeno e 158 na Lapa.

Com o monitoramento contínuo da presença do vetor da dengue na CUASO, por meio de 91 armadilhas para captura do mosquito adulto e 40 armadilhas para captura de ovos de Aedes aegypti, que são colocadas mensalmente ao longo de toda a Cidade Universitária, além de vistorias constantes das comissões e das equipes da PUSP-C e FSP, espera-se a redução dos riscos de circulação do vírus da dengue no Campus, evitando a emergência de surtos da doença.

Entre os meses de Dezembro de 2013 e Março de 2014, foi detectada na CUASO a presença do Aedes aegypti nas suas mais variadas formas: ovos do mosquito, mosquito adulto e criadouros, sem, contudo, nenhuma confirmação de caso de dengue autóctone (contraído dentro do próprio território).

O empenho da PUSP-C responde à necessidade de promoção da Saúde Ambiental no campus: a proliferação do mosquito está diretamente correlacionada a atitudes incorretas de descarte e acúmulo de lixo e materiais inservíveis. Assim, soluções com vistas à sustentabilidade, voltadas para a conquista, o compromisso e a manutenção do direito a um ambiente ecologicamente equilibrado na Universidade de São Paulo são algumas das metas mais importantes a serem atingidas pela PUSP-C.

Publicado em 15/04/2014