Segundo Teste para Práticas Esportivas na CUASO

Teste reuniu público de 7 mil esportistas; ação destinou dois percursos independentes de ciclismo e corrida

O segundo Teste para Práticas Esportivas na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (CUASO) ocorreu no último sábado, 6, reunindo um público de cerca de 7 mil esportistas. Foram preparados dois circuitos independentes: um para o ciclismo esportivo, outro para corrida e caminhada, a partir das 6hs até às 11hs.

Como no primeiro teste, o evento contou com sinalização especial e staff dedicado aos percursos, auxiliando tanto esportistas quanto motoristas a se locomoverem pelo Campus, já que as principais vias não foram interditadas.

Diversos esportistas presentes no teste, incluindo pessoas com deficiências, ressaltaram a importância dessa iniciativa para a segurança dos participantes e da comunidade que circula pelo Campus aos sábados. Com a abertura da Portaria 2, na Avenida Escola Politécnica, também foi possível observar melhor fluidez do trânsito. “O nosso objetivo é que, dentro dos limites da capacidade da Cidade Universitária, possa haver uma relação sustentável entre os diferentes usos do espaço, com a certeza de acesso e mobilidade da nossa comunidade”, ressaltou o Prefeito do Campus da Capital, Prof. Dr. Arlindo Philippi Jr.

A terceira e última edição do Teste para Práticas Esportivas deverá ocorrer em fevereiro de 2015, buscando organizar a disposição das assessorias esportivas em áreas pré-definidas, somada aos percursos já testados. O conjunto de testes compõe o Projeto Piloto para Práticas Esportivas na CUASO. O Grupo de Trabalho responsável pelos estudos desses testes deverá apresentar uma proposta de uso do espaço do Campus aos sábados ao Conselho Gestor do Campus para análise a aprovação. A implantação de qualquer medida desta natureza envolverá, necessariamente, maior articulação com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, entidades voltadas ao esporte e demais parceiros.

Série de Testes

A realização dos testes está inserida no Projeto de Governança do Programa Campus Sustentável, buscando facilitar o funcionamento sustentável do Campus a partir de uma relação harmônica entre o uso do espaço público e as atividades essenciais de um Campus universitário.

Outros projetos associados à realização dos testes são o de Cultura de Sustentabilidade e o de Ensino, Pesquisa e Sustentabilidade, que buscam respectivamente a disseminação de princípios, valores e boas práticas de sustentabilidade na Universidade e abrigar projetos de pesquisa com potencial para serem aplicados na gestão do Campus.

Publicado em 11/12/2014