Inauguradas faixa exclusiva e ciclofaixa na CUASO

Nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, foram oficialmente inauguradas a faixa exclusiva de ônibus e o primeiro trecho de ciclofaixa na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (CUASO). As obras já foram concluídas, incluindo as demarcações de solo e sinalização.

Com a implantação das faixas, a velocidade foi reduzida para 40 km/h no trecho vai da Avenida da Universidade até a Av. Prof. Lineu Prestes, na altura da Casa de Cultura Japonesa. Esta medida se configura importante por se tratar de velocidade compatível com um Campus universitário, cuja circulação de pessoas é frequente e dispersa. A adoção da velocidade de segurança visa proporcionar segurança aos usuários mais vulneráveis do sistema viário: pedestres e ciclistas.

velocidade segurança

Além da velocidade, é essencial que os motoristas respeitem a faixa exclusiva de ônibus. Atualmente só as linhas de ônibus-circular da CUASO (8012 e 8022) transportam 50,4 mil passageiros por dia. Assim, otimizar o tempo de trajeto no transporte público significa contribuir para a mobilidade, uma vez que cerca de 90% das vias ocupadas por carros transporta apenas 1/3 das pessoas que se locomovem diariamente pela cidade.

Essas e outras informações estão disponíveis nas Respostas às Perguntas Frequentes.

Publicado em 24/02/2015