I Seminário do Programa Campus Sustentável USP – 2015

Gestão Sustentável das Águas em Campus Universitário

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) realizará o primeiro de uma série de eventos sobre o tema. O Seminário Gestão Sustentável das Águas em Campus Universitário ocorrerá no próximo dia 25 de março, das 8h às 13h, e integrará as atividades do Projeto Gestão Territorial das Águas, do Programa Campus Sustentável USP. “Os indicadores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas mostram que a crise já é uma realidade e pode ir e vir muitas vezes. Então esse é o momento de repensarmos o uso da água e discutirmos como os ensinamentos adquiridos podem ser levados para o nosso cotidiano”, afirma o Prof. Dr. Tércio Ambrizzi, vice-prefeito do Campus USP da Capital, Coordenador Executivo do Programa Campus Sustentável e do INterdisciplinary CLimate INvEstigation Center (INCLINE).

O seminário tem por objetivo refletir sobre bacias hidrográficas e sua relação com a ordenação territorial de um campus universitário, abordando questões como:

– variabilidade do regime de chuvas decorrentes das mudanças climáticas e seus impactos na gestão das águas;
– necessidade de novos processos de abordagens na gestão das águas e interação com a comunidade universitária;
– revisão de rotinas e procedimentos diante da demanda ainda crescente pelo uso desse recurso nas atividades do Campus;
– vulnerabilidade, padrões de monitoramento e controle da sanidade das águas;
– busca de alternativas que ampliem a oferta de água nesse território, como questões que deverão nortear o desenvolvimento de um sistema de gestão integrada das águas no Campus USP da Capital.

É nesse cenário de discussões que se espera compreender os possíveis reflexos da crise hídrica nas atividades-fim da Universidade, os desafios metodológicos para uma visão integrada do problema e uma efetiva gestão das águas no Campus.

O evento tem como público-alvo dirigentes, gestores, docentes, pesquisadores e alunos da USP, mas está aberto ao público em geral. Para se inscrever, preencha o formulário até o dia 23 de março.

Credenciamento: 8h
Mesa de Abertura: 8h30
Prof. Dr. Tércio Ambrizzi – Vice-Prefeito do Campus USP da Capital
Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero – Superintendente de Gestão Ambiental da USP