Mutirão de Combate ao Aedes aegypti na CUASO

A Prefeitura do Campus USP da Capital, em continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, convida a comunidade uspiana a participar de um grande mutirão que ocorrerá na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO) nos dias 16 e 17 de março (quarta e quinta-feira).

Trata-se de uma ação interinstitucional que contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Supervisão de Vigilância em Saúde – SUVIS Butantã), empresa BR3 Biotecnologia, Exército Brasileiro, Superintendência de Segurança, Faculdade de Saúde Pública e Comissões de Prevenção à Dengue.

São objetivos do mutirão:

(1) Estimular a participação da comunidade usuária do Campus em ações conjuntas e educativas que visem à eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika;
(2) Fornecer à comunidade informações gerais sobre o Aedes aegypti, suas características, seu ciclo de vida e seus hábitos;
(3) Orientar e treinar as Comissões de Prevenção à Dengue para a identificação de itens e pontos críticos que favorecem a proliferação do mosquito, bem como as formas mais adequadas para realizar sua eliminação;
(4) Promover a formação de multiplicadores que irão reproduzir os conhecimentos adquiridos para as demais áreas da universidade (unidades de ensino, pesquisa, museus e órgãos centrais).

A manutenção de um ambiente limpo e livre do Aedes aegypti é responsabilidade de cada um e a participação de todos é de extrema importância para garantir a saúde e qualidade de vida dos usuários do Campus. Dessa forma, a inscrição para participar dessa ação coletiva deverá ser feita até o dia 14 de março, preenchendo-se o formulário neste link.

As ações ocorrerão nos período da manhã (09h00 às 12h00) e tarde (14h00 às 16h00), e o local de encontro será em frente ao Espelho d’água da Praça do Relógio, onde as equipes receberão orientação e o material necessário para as atividades propostas.

Para maior proteção dos participantes recomendamos o uso dos seguintes itens no dia do mutirão:
• Calçados fechados;
• Roupas leves que protejam pernas e braços;
• Repelente;
• Protetor solar e boné/chapéu em caso de dia ensolarado;
• Capa de chuva/guarda-chuva em caso de probabilidade de chuva.

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para a bióloga Daniella Vilela (daniellavilela@usp.br) do Serviço de Saúde Ambiental (SVSA) da Prefeitura do Campus USP da Capital.

Publicado em 08/03/2016