Serviço de compartilhamento de bicicletas na Cidade Universitária

Por meio da Resolução USP 7625 de 12-03-2019 que estabelece normas relativas ao compartilhamento de bicicletas nos espaços da Universidade de São Paulo, a Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) publicou, em 2019, o chamamento público 01/2019, para início das operações no Campus e como resultado, uma operadora do sistema do município de São Paulo foi credenciada para explorar o serviço de compartilhamento de bicicletas no Campus.

No dia 05 de março de 2020 foram inauguradas 18 estações de compartilhamento de bicicletas na Cidade Universitária, com as quais espera-se atender um público de cinco mil pessoas da comunidade USP.

Também já estão em operação os pontos localizados nas estações do Metrô e da CPTM próximas à Cidade Universitária, integrando o Campus a outras opções de transporte público.

“Nosso objetivo com a implantação desse serviço é melhorar tanto a mobilidade interna quanto a do entorno do Campus, além de atender à crescente demanda da comunidade, especialmente nesse momento em que recebemos os novos alunos”, afirmou o prefeito do Campus USP da Capital, Hermes Fajersztajn.

O dirigente também ressaltou que “a USP incentiva cada vez mais o uso das bicicletas como transporte alternativo e, para a Prefeitura do Campus, a prioridade é sempre do pedestre, depois das bicicletas e, em seguida, do transporte público”, conforme determinação do reitor.

Como usar o serviço

Para acessar o mapa do sistema de compartilhamento de bicicletas, clique aqui

Endereços das estações na Cidade Universitária e entorno

Bancos/Reitoria Av. Prof. Luciano Gualberto, 600. Na praça dos bancos