1º Workshop sobre Pesquisa e Experimentação

PUSP-C promove 1º Workshop sobre Pesquisa e Experimentação no Campus da Capital
Evento discute o uso do Campus para experimentação e sustentabilidade; programação contará com exposição de projetos

Com mais de 19 temas de interesse, o 1º Workshop sobre Pesquisa e Experimentação no Campus da Capital discutirá o uso do Campus como laboratório, através de projetos que promovam a aplicação do conhecimento gerado na USP. As inscrições podem ser feitas aqui.

O evento ocorre no dia 28 de Novembro, a partir das 8h, no Auditório “Altino Augusto de Azevedo Antunes”, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Confira a programação aqui.

O Workshop é resultado de discussões propostas desde 2008 com as duas edições do Fórum Permanente sobre o Espaço Público, onde nasceu o Programa de Pesquisa e Experimentação para a Sustentabilidade do Campus, o ProPESC. Seu objetivo é estimular a utilização da produção científica elaborada no âmbito da Universidade para ela própria, e sendo referência para a sociedade.

Abrangência

Conectar Pesquisa e Gestão é a motivação principal do evento, destinado especialmente aos Núcleos de Apoio à Pesquisa e áreas relacionadas, como o Conselho de Pesquisa e as Comissões das Unidades, Pró-Reitores, Prefeitos e Conselhos Gestores dos Campi da USP, Superintendências da Universidade, além de agências fomentadoras de pesquisa.

O Campus da Capital é composto pela Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” e outras áreas adicionais, distribuídas pelo Estado de São Paulo, que já contam com projetos abrigados pelo ProPESC.

Projetos em Desenvolvimento

Sistema de compartilhamento de bicicletas, revestimento de calçadas com asfalto permeável, monitoramentos de cães e de árvores, uso de motocicletas elétricas, descarte de resíduos eletrônicos são exemplos de iniciativas já utilizadas no Campus USP da Capital, algumas delas abrigadas pelo ProPESC. Estes e outros projetos serão exibidos durante o Workshop, que contará ainda com a discussão de temas como benefícios da relação entre pesquisa aplicada, gestão e desenvolvimento, diálogo entre espaço e arte e relação do espaço físico com o virtual.

Publicado em 16/10/2012