PUSP-C promove visita técnica

Encontro em Centro de Gerenciamento de Resíduos envolveu professores, pesquisadores, estudantes e funcionários; iniciativa visa estimular pesquisas e projetos experimentais.

A Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) promoveu na última quinta-feira, 12, uma visita técnica ao Centro de Gerenciamento de Resíduos do Grupo Estre, em Paulínia. O objetivo do encontro foi estimular o uso do Campus da Capital como campo de prova para projetos-piloto e pesquisas experimentais, envolvendo tecnologias de aperfeiçoamento e modernização da gestão de resíduos na USP.

O encontro envolveu funcionários da PUSP-C, professores, pesquisadores e estudantes da Escola Politécnica, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), além do Laboratório de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (LASSU) e do Centro Multidisciplinar de Estudos em Resíduos Sólidos (CeRSOL). Também estiveram presentes a Prefeita do Quadrilátero Saúde/Direito, Prof.ª Dra. Wanda Risso Gunther e o Prefeito do Campus da Capital, Prof. Dr. Sidnei Martini.

O Prefeito do Campus da Capital ressaltou a importância desta aproximação também na ampliação dos serviços de coleta de resíduos vigentes na CUASO. “É de fundamental importância uniformizar o tratamento e a destinação correta de resíduos na Universidade. Este envolvimento potencializa a gestão sustentável do Campus e as pesquisas nesta área”, afirmou Martini.

Na visita, foi possível conhecer a Unidade para Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos industriais, comerciais e domiciliares; a Unidade de Captação de Gases; a Unidade de Biorremediação; a Unidade de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolições; a Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos e a Unidade de Revalorização de Resíduos, onde é produzido o Combustível Derivado de Resíduos (CDR).

O Grupo Estre, por meio da empresa CAVO S.A., presta serviços de coleta, transporte e destino final dos resíduos comuns da CUASO e do Campus Leste.

Triagem Resíduos

Unidade de triagem e revalorização de resíduos

Biogás

Central de Biogás

Brinquedoteca

Brinquedoteca de materiais reciclados

modelo cidade sustentável

Apresentação modelo cidade sustentável

líquidos percolados

Tratamento de líquidos percolados

tratamento resíduos

Central de Tratamento de Resíduos

Publicado em 16/07/2012