Curso de Prevenção à Dengue

O Curso de Atualização das Comissões de Prevenção à Dengue do Campus da Capital reuniu cem pessoas no Anfiteatro “Paulo Ribeiro de Arruda”, da Escola Politécnica, nesta segunda-feira, 09/09. O curso teve como objetivo levar informações e conceitos sobre Dengue e fatores determinantes para a proliferação do Aedes aegypti.

O Serviço de Saúde Ambiental da PUSP-C, por meio da Seção de Controle de Vetores, apresentou as principais características do vetor, além de cuidados essenciais com o ambiente para evitar os focos de Dengue, como acúmulo de material e água empoçada. A apresentação destacou medidas simples – como evitar o uso de copos descartáveis e a importância do descarte inadequado – mas que podem servir de criadouros para os mosquitos.

prevenção à dengue

O encontro teve duração de 3 horas e contou com a participação do Dr. Paulo Roberto Urbinatti, do Laboratório de Entomologia em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP. Os participantes receberam formação e capacitação no controle do mosquito.

As Comissões de Prevenção à Dengue atuam nas Unidades do Campus da Capital distribuindo armadilhas e observando a presença do mosquito transmissor da doença. Os casos são levados ao conhecimento da PUSP-C, que realiza a aspiração e o mapa de risco para a Dengue.

Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas através do e-mail pusp.c_sccv@usp.br ou pelos telefones 3091-4468/4471.

Publicado em 12/09/2013