Encontro sobre os animais do Campus

Com ênfase nos Cães do Campus, encontro discutiu o convívio e o monitoramento

Na manhã dessa quinta-feira, 05/09, a Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) promoveu o encontro Animais do Campus: uma nova política de convivência, que contou com a presença de voluntários e cuidadores de cães do Campus, além de docentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O encontro mostrou as ações do Serviço de Monitoramento da Fauna da PUSP-C, com destaque para o processo de resgate, identificação e cuidados com os cães soltos pelo Campus. A diretora do Hospital Veterinário, Prof.ª Silvia Ricci, destacou a abrangência dos atendimentos realizados e a rotina do hospital, que também atende os cães monitorados pela PUSP-C. Já a Prof.ª Paula Papa ressaltou a importância da posse responsável e do estímulo ao diálogo para promoção de um convívio harmonioso com os animais do Campus.

O evento discutiu ainda a alimentação dos animais e a necessidade de interação com as pessoas durante a janela de crescimento dos cães (do nascimento até os quatro meses de vida), para garantir sua socialização. Neste sentido, o Prof. Ricardo Dias apresentou dados oriundos de pesquisas com cães do Campus, detalhando seu perfil sanitário e sua distribuição espacial.

Os técnicos de Saúde Ambiental da PUSP-C reforçaram o valor da interação com as Unidades, para continuação do trabalho de mapeamento desses cães, etapa fundamental para concretização de uma nova política de convivência.

Publicado em 06/09/2013