Previdência Complementar para os servidores da USP

Desde 5 de dezembro de 2013 a USP disponibiliza a todos os servidores celetistas, e também aos servidores autárquicos que contribuem para o INSS, o Plano de Benefícios PREVCOM RG-UNIS, administrado pela Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (SP-PREVCOM).

Destinado exclusivamente aos servidores das três Universidades Estaduais Paulistas (USP, Unicamp e Unesp), este plano de previdência se difere de outros benefícios existentes por ser opcional, ou seja, é o servidor quem decide se fará ou não sua adesão.

Com a previdência complementar os servidores têm a oportunidade de manter, no momento da aposentadoria, rendimentos próximos aos que possuíam na ativa, ou pelo menos superiores ao valor máximo do benefício concedido pelo INSS (atualmente em R$ 4.159,00). Ela é também um importante meio de planejamento financeiro de médio e longo prazo, principalmente em função das modificações dos sistemas previdenciários obrigatórios que ocorreram nos últimos anos.

Ao aderir à previdência complementar, o servidor poderá optar pela retroatividade dos efeitos financeiros de suas contribuições até a data de 23 de dezembro de 2011. Os interessados pelo plano com retroatividade devem ficar atentos: o prazo para adesão nesta modalidade é 01/02/2014. Para o plano sem retroatividade a adesão poderá ser feita a qualquer momento.

A adesão ao Plano de Previdência Complementar deve ser realizada pelo Sistema MarteWeb, para que a área de pessoal possa fazer a devida validação. No MarteWeb também é possível utilizar um simulador do benefício para saber como ficará o holerite com a contribuição ao plano.

Para esclarecer dúvidas dos servidores, diversos postos de atendimento com agentes especializados da SP-PREVCOM estarão na USP até fevereiro de 2014. Para consultar os horários e locais de atendimento clique aqui. Devido ao acesso restrito em algumas unidades, recomenda-se que os servidores tenham em mãos seu cartão de identificação USP.

Para mais informações, acesse o site http://www.prevcomplementar.usp.br/

Publicado em 16/12/2013