USP apoia o Outubro Rosa

Ação contará com equipes de orientação e informações sobre câncer de mama

A Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) e o Hospital Universitário (HU) realizarão, pela primeira vez na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (CUASO), um dia de conscientização da prevenção precoce do Câncer de Mama. A ação ocorrerá no dia 23 de Outubro no Centro de Informações da CUASO e contará com equipes do Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e do Instituto Se Toque para orientação e entrega de material educativo.

O objetivo da ação é alertar mulheres da comunidade uspiana e do entorno sobre a importância do diagnóstico precoce e de medidas de prevenção ao câncer de mama. Para isso, serão montadas tendas em frente ao Centro de Informações para entrega de folhetos. No local, estarão enfermeiros e médicos mastologistas, auxiliando na orientação sobre exames e institutos especializados.

O Outubro Rosa é um movimento popular comemorado internacionalmente. Criado na década de 1990, o movimento é fruto de uma corrida pela cura, realizada em Nova York (EUA), e promovido anualmente, desde então. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera recebeu uma iluminação cor-de-rosa, em apoio à data.

A Campanha “USP apoia o Outubro Rosa” fará parte de um calendário anual de campanhas em prol da saúde na CUASO. Este ano, foi realizada também a “Campanha de Vacinação contra a Influenza”, imunizando mais de 2100 pessoas.

Publicado em 17/10/2013