8ª Primavera dos Museus

O Museu Paulista e o Museu Republicano Convenção de Itu recebem a 8ª Primavera dos Museus. O evento, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem como tema “Museus Criativos”. As inscrições são gratuitas.

Confira a programação:

# Museu Republicano Convenção de Itu

# Biblioteca do Museu Republicano “Convenção de Itu” – MP/USP –
Mostra Bibliográfica – “Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária – Itu (SP): textos e imagens. A mostra expõem livros, maquete, imagens e materiais especiais, resultado de trabalhos de pesquisa sobre um dos principais edifícios históricos do município de Itu: A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano-MP/USP
Endereço: Rua Barão de Itaim, 140 – Centro Itu (SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 h às 17h.
Data: 22 a 28 de setembro.

# Mini Workshop de Escrita Criativa
Tem como objetivo incentivar a produção literária desvinculando o processo da escrita de algo burocrático e desagradável, mostrando que o ato de escrever pode ser um exercício lúdico e prazeroso.
Profa. convidada: Juliana Maringoni
Local da Atividade: Auditório – Centro de Estudos – Museu Republicano Convenção de Itu
Público-alvo: estudantes universitários, interessados em escrita e literatura
Duração: 2 horas
Data: 24 de setembro (das 18:30 às 20:30).

# Casarões: o que já perdemos!
Através da pesquisa documental e iconográfica, desenvolvida pelo Arquivo do Museu Republicano, organizou-se esta mostra, tendo como objetivo se integrar nas discussões acerca da preservação do patrimônio edificado da cidade de Itu.
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”
Rua Barão do Itaim, 140, Centro, Itu,SP
Horário: de segunda a sexta-feira: 8:00 as 17:00 horas
Período: de 1º. a 30 de Setembro de 2014.

# Mostra: Leituras contemporâneas da azulejaria portuguesa.
Trata-se de um painel de azulejos confeccionado pelos alunos do Instituto Borges de Artes e Ofícios de Itu, tendo como referência a azulejaria do Museu Republicano.
Abertura: 23/09/2014 até 23/10/2014
Horário de Visitação: das 10h às 17h
Local: Jardim do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/
Rua Barão de Itaim, 67, Centro- Itu
Informações: 11 40230240

# Oficinas educativas: “Jardim Quatro Estações”
Trata-se de uma oficina que tem por objetivo refletir acerca dos jardins dos antigos casarões do século XIX, bem como sobre o trabalho de arqueologia realizado no jardim do Museu Republicano.
Datas: entre 23 e 26 de setembro de 2014.
Horário: 10h ou 14h
Local: Jardim do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/
Rua Barão de Itaim, 67, Centro- Itu
Agendamento: 11 40230240 ramal 3 ou edu.mrci@usp.br

# Museu Paulista da USP

# Memória, qual é a sua?
O que é memória pra você? Sentir, lembrar, contar histórias?
Nessa atividade os participantes serão estimulados a compartilhar memórias individuais a partir da manipulação de objetos relacionados ao acervo do Museu Paulista. Em seguida, vamos refletir sobre o conceito de memória através de uma atividade de contação de histórias.
Inscrição: serveduc@mp.usp.br tel. (11) 2065-8053
Dia 24/09 (quarta-feira) às 09:00
Local: Centro de Convivência da terceira idade – Rua Xavier Curado, 01, Ipiranga (ao lado do Museu).
Para saber mais sobre a programação da 8ª Primavera dos Museus em todo o Brasil, clique aqui.
Publicado em 12/09/2014