Atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IO

No dia 17 de outubro, sexta-feira, o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo sediará um evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “A pesquisa antártica e o robô submarino”. O evento será composto por três atividades principais: uma Exposição Fotográfica que ilustrará vários momentos da pesquisa antártica (jornada, ambiente e trabalhos de campo), a exibição de um mini documentário produzido pelos próprios pesquisadores e palestras que aproximarão os visitantes da Antártica e do trabalho desenvolvido por pesquisadores brasileiros com o robô submarino.

O PROJETO

O Projeto “Pesquisa em Foco: A pesquisa antártica e o robô submarino” faz parte de um esforço de aproximação entre a ciência e a sociedade, e visa divulgar a pesquisa antártica e tornar acessível ao público geral o modo como são conduzidos estudos científicos utilizando imagens subaquáticas em um dos ambientes mais extremos do planeta.

Foram viabilizados registros fotográficos e cinematográficos dos trabalhos conduzidos na Antártica por pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de pesquisas Ambientais (INCT-APA), durante a última expedição antártica (janeiro e fevereiro de 2014). Viabilizou-se, também, a produção de três vídeos com fins de divulgação científica.

Como forma de integrar estes dois produtos (exposição fotográfica e vídeo de divulgação), um pesquisador que já esteve na Antártica ministrará uma palestra relatando sua experiência antártica e o quão desafiador é realizar pesquisas científicas em um dos ambientes mais extremos do planeta.

com informações do IO
Publicado em 03/10/2014