Novo serviço de coleta seletiva

Um novo serviço de coleta de materiais recicláveis entrou em vigor na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (CUASO) e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). A coleta seletiva terá programação de atendimento aos pontos de coleta de Segunda-feira a Sábado, das 7h as 15h, e com frequência de 3 vezes por semana, por escalonamento.

A contratação desses serviços visa atender a Lei Municipal nº 14.974/2009 e ao Decreto Municipal nº 51.907/ 2010, que tratam dos grandes geradores de resíduos, obrigando-os a gerenciar por meios próprios exclusivamente os resíduos gerados em suas instalações.

Clique aqui e verifique a frequência da coleta em sua Unidade.

O serviço atenderá a coleta e o transporte de materiais recicláveis, bem como deverá realizar a destinação de porcentagem do material recolhido a cooperativas municipais na Cidade de São Paulo, definidas pela Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C).

Além disso, os recicláveis deverão ser encaminhados para fins de reaproveitamento. Ao final do processo, será emitido relatório de balanço de massa indicando quantitativos por segmento de materiais, permitindo o retorno dos dados relativos à cada Unidade.

Guia de procedimentos

A coleta seletiva na USP tem sido uma iniciativa de mais de três décadas, envolvendo a aplicação do princípio dos 3R´s (reduzir, reutilizar e reciclar) e o estímulo à revisão de hábitos e costumes no tocante a geração de resíduos em nossas atividades.

Estima-se que 170 toneladas por mês de materiais recicláveis sejam produzidas na CUASO e na EACH, resultado de nossas atividades diárias e que ainda necessitam, principalmente, de uma melhor segregação antes do seu descarte para reciclagem.

Baixe o guia de procedimentos operacionais básicos e conheça alguns aspectos importantes do manejo de materiais recicláveis.

Publicado em 05/06/2014