Seminário Segurança no Campus

No próximo dia 20 de outubro (segunda-feira), às 14h, a Superintendência de Segurança promoverá o seminário “Políticas de Segurança na USP e nas universidades estrangeiras”. O evento é aberto a toda a comunidade e será realizado na Sala do Conselho Universitário, em São Paulo.

O seminário é organizado pela superintendente de Prevenção r Proteção Universitária, Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, e contará com a presença dos pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, Ariadne Natal e Frederico Castelo Branco Teixeira.

Os pesquisadores são autores do artigo “Segurança no Campus: um breve levantamento sobre as políticas de segurança na USP e em universidades estrangeiras”, texto que servirá de apoio para as discussões. No artigo, são apresentadas experiências em relação à segurança aplicadas em quatro instituições estrangeiras de referência internacional – University of Toronto, University of Chicago, University of Warwick e Universidade Nacional de Colombia – comparando-as com a experiência da USP.

Não há necessidade de inscrição prévia. A Sala do Conselho Universitário está localizada no prédio da Administração Central, localizado à rua da Praça do Relógio, 109, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Resumo

O debate sobre a segurança no principal Campus da USP se intensificou após eventos que colocaram em questão a gestão da segurança, a atuação da Guarda Universitária e a presença de policiamento ostensivo no local. Com base em levantamento nos websites oficiais de quatro universidades, buscamos informações sobre como estas instituições lidam com o tema da segurança. Os resultados apontam que, apesar das especificidades legais, institucionais e de contexto, os problemas de segurança nos Campi são muito semelhantes e suas resoluções refletem os preceitos das políticas públicas de segurança locais. Guardadas as diferenças, as experiências apresentadas podem contribuir para a reflexão sobre programas de segurança que combinem a prevenção de crimes, preservação do patrimônio público e a garantia das liberdades civis.

Com informações da Sala de Imprensa
Publicado em 17/10/2014