Balanço do 1º Praça Gastronômica

Nos dias 23 e 24 de outubro, a Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) realizou no Bolsão do Estacionamento do IAG a experiência piloto da Praça Gastronômica. Trata-se de uma iniciativa do projeto Alimentação Saudável, cujo objetivo principal é diversificar o fornecimento de alimentação saudável e de qualidade, com baixo risco de transmissão de doenças e a um preço acessível, atendendo às demandas dos usuários da Universidade de São Paulo. Este projeto faz parte do Programa Campus Sustentável, que busca planejar e desenvolver projetos sustentáveis, articulando ensino, pesquisa, cultura e extensão.

A Praça Gastronômica trouxe para dentro da USP um sistema de alimentação cada vez mais popular na cidade de São Paulo: o food truck, que consiste no fornecimento de alimentos a partir de furgões. Em dois dias de funcionamento, foram oferecidas aproximadamente 1.250 refeições.

O projeto piloto da Praça Gastronômica teve o intuito de avaliar os requisitos necessários para o atendimento à alimentação de rua com riscos sanitários reduzidos, além das condições para fornecimento de água e energia elétrica. Também foram mapeadas as questões relativas a gestão de resíduos e acomodações dos usuários.

No dia 23, foram disponibilizados os serviços do “La Polenta”, que ofertou polenta cremosa italiana com carne de panela ou com funghi e sucos naturais, e o “Churros Delícia” que ofereceu opções de churros com variados recheios doces e salgados. Já no dia 24, a novidade foi a participação do “Fresh Fish”, que serviu o churrasco de salmão à moda Alasca.

Apesar dos contratempos deste primeiro evento, as expectativas foram alcançadas e o público presente mostrou-se satisfeito com a iniciativa.

Diante dos resultados obtidos e do número de atendimentos realizados, a PUSP-C está analisando a realização de um segundo piloto da Praça Gastronômica ainda neste ano.

Publicado em 03/11/2014