Conselho Gestor aprova implantação de Sistema Cicloviário na CUASO

Previsão de conclusão das etapas é para primeiro trimestre de 2016

No dia 17 de Junho, o Conselho Gestor do Campus USP da Capital aprovou a continuação das implantações previstas no Sistema Cicloviário da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (CUASO). A primeira etapa do Sistema consistiu na implantação de faixas exclusivas de ônibus e ciclofaixas na região da Portaria Principal da USP: da Avenida da Universidade até a Av. Prof. Lineu Prestes, na altura da Casa de Cultura Japonesa.
Este Sistema tem por objetivo diminuir o fluxo de automóveis por meio do estímulo ao uso do transporte público e do uso de bicicletas, reduzir a emissão de poluentes e de gases de efeito estufa e, assim, contribuir para a mitigação de custos ambientais, sociais e econômicos.

Durante a elaboração do desenho desse Sistema, a Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) consultou as Unidades localizadas na CUASO para colher subsídios para a definição da localização das estações do sistema de empréstimo de bicicletas, bem como auxiliar a PUSP-C na formatação do projeto a partir dos dados coletados.

Clique aqui para acessar o mapa

Programa Campus Sustentável USP

Além da malha ciclável, a PUSP-C, por meio do Projeto Gestão Funcional Urbana, vem desenvolvendo diagnósticos sobre mobilidade urbana na CUASO e planos de integração e articulação de diferentes modais de transporte. Estão incluídas também ações de revisão de toda a sinalização vertical e horizontal do Campus, reforma de pavimento e de calçadas e implantação de sistema de empréstimo de bicicletas, integrando um conjunto de medidas para a promoção de melhoria da mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida no Campus.

O desenvolvimento desses projetos visa, em longo prazo, à redução de emissões de CO2, além da diminuição do impacto gerado no trânsito no interior e entorno da CUASO, assim como a redução gradativa da velocidade no Campus e consequente redução de acidentes.

Com uma nova cultura de mobilidade sustentável no Campus, pretende-se envolver a comunidade universitária, permitindo sua participação ativa nos projetos que estão em desenvolvimento e em outros que ainda virão. O fator inovador nesta iniciativa está na possibilidade de se associar pesquisas acadêmicas à gestão do Campus, como incorporar sugestões ao plano de transporte e à melhoria do mobiliário urbano, por exemplo.

Saiba mais sobre este e os outros projetos que compõem o Programa Campus Sustentável USP aqui.

Publicado em 25/06/2015