CUASO terá sistema organizado da prática de esportes aos sábados

Operador do sistema e entidades esportivas serão escolhidos por edital público

O Conselho Gestor do Campus USP da Capital aprovou, no dia 17 de junho, uma proposta de organização da prática de esportes aos sábados na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (CUASO). Trata-se de uma proposta de organização do uso diferenciado que é feito do Campus aos sábados, quando reúne de 6 a 8 mil esportistas.

A proposta foi elaborada por um Grupo de Trabalho interdisciplinar composto por técnicos da Prefeitura do Campus e do Centro de Práticas Esportivas da USP, docentes da USP, especialmente da Escola de Educação Física e Esportes, representantes da Superintendência de Segurança, da Associação dos Treinadores de Corrida e esportistas independentes. Este mesmo grupo foi responsável pela realização de quatro Testes de Práticas Esportivas para Uso do Campus aos Sábados. Os testes, realizados entre novembro de 2014 e março de 2015, tiveram circuitos destinados ao ciclismo esportivo e a corrida e caminhada.

mapa teste prática esportiva 2
clique sobre a imagem para ampliá-la

A nova configuração buscará distribuir esportistas e assessorias esportivas de acordo com a capacidade da CUASO. A escolha das entidades de esporte será feita através de edital público e entre os compromissos das entidades constará:

– obrigatoriedade de instrutores cadastrados no Conselho Regional de Educação Física;
– preservação do espaço e destinação dos resíduos;
– oferecimento de estágio a alunos USP;
– apoio e promoção de atividades em conjunto com a Universidade.

Além disso, o edital garantirá retribuição pecuniária à USP destinada à manutenção do Campus, apoio a projetos de esportes das Atléticas e a pesquisas nas áreas de esporte e saúde.

Publicado em 01/07/2015