A Prefeitura do Campus da Capital dá mais um passo rumo à soberania energética no Campus!

A Prefeitura do Campus, juntamente com o IEE e o CEPEUSP, está implementando um novo sistema de energia solar na cabeceira da Raia Olímpica para suprir a necessidade de iluminação da pista de serviço entre a Raia Olímpica e a Av. Professor Mello Moraes.

Em 2013, a Raia Olímpica foi contemplada com um projeto de iluminação externa em todo seu perímetro com luminárias de LED. Foi instalado um sistema de módulos fotovoltaicos alimentados por baterias, que possuem vida útil de até quatro anos, período no qual esteve em operação.

Em 2021, a Prefeitura do Campus elaborou dois estudos visando o reaproveitamento dos equipamentos já instalados. Decidiu-se, em parceria com o IEE, pelo reaproveitamento dos módulos fotovoltaicos com implantação de uma usina de microgeração fotovoltaica. Assim, além de compensar o gasto de energia do campus com geração de energia renovável, também reduziram-se os resíduos pela troca do sistema de baterias e reaproveitamento de placas.

Esse projeto tem como objetivo atender 100% do consumo de energia desta faixa do Campus por meio de um sistema de iluminação de 112 postes, cada um com uma luminária de 50W que opera, em média, 12 horas por dia. Estima-se um consumo anual aproximado de 25 MWh. Merece destacar que a usina de microgeração, com os 100 módulos fotovoltaicos reaproveitados, tem capacidade de produção anual de aproximadamente 30 MWh.

A instalação da usina de microgeração conta com mão de obra da Prefeitura, do IEE e de empresas terceirizadas. Essa iniciativa trará benefícios para a segurança e sustentabilidade do Campus, além de proporcionar o uso noturno desse espaço da USP.