USP estuda ações para regulamentar trânsito e práticas esportivas

A Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C) está desenvolvendo ações visando à regulamentação do trânsito de veículos, ciclistas e pedestres e das práticas esportivas dentro da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo

Uma das ações é o lançamento da campanha “Por um trânsito cidadão”, que figurará a partir de hoje, dia 22 de agosto, nos relógios digitais e mobiliários urbanos de comunicação da Cidade Universitária, com o objetivo de sensibilizar motoristas, ciclistas e pedestres para a observação das regras de trânsito, a atenção à sinalização das vias e o respeito mútuo, necessário para um trânsito cidadão.

A Prefeitura do Campus também encomendou uma pesquisa que deverá aferir o fluxo de veículos na Cidade Universitária, gerando informações sobre a quantidade de veículos que acessam o Campus por dia da semana, a origem e o destino desses veículos, os horários de pico, os percursos no Campus, etc. Essa análise é necessária para o desenvolvimento de ações para um melhor ordenamento do trânsito interno.

O Conselho Gestor do Campus da Capital também criou o Grupo de Trabalho de Mobilidade, que está avaliando medidas que deverão ser implantadas para melhorar e tornar mais seguro o fluxo de carros, bicicletas e pedestres.

Entre as ações estudadas, estão a implantação de faixas exclusivas de ônibus e a criação de ciclovias dentro do Campus, que serão desenvolvidas em parceria e em conformidade com a Prefeitura do Município de São Paulo, como a atuação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para fiscalização do trânsito dentro da Cidade Universitária.

Regulamentação da prática esportiva na Cidade Universitária

Em relação à questão das práticas esportivas, a Prefeitura levantará informações quanto aos horários de maior concentração, os trajetos adotados, as demandas dos grupos, entre outros dados, traçando um perfil dos esportistas que frequentam o Campus.

A partir da semana que vem, será disponibilizado, no site da Prefeitura, um questionário, cujas informações ajudarão a desenvolver um programa mais amplo, que regulamentará a prática esportiva na Cidade Universitária e criará novas condições para seus frequentadores, de forma harmônica ao funcionamento de um Campus universitário.

“Embora o atropelamento, ocorrido no Campus, tenha evidenciado essas questões, a Prefeitura do Campus se preocupa com a situação há algum tempo e trabalha em ações para tornar tanto a prática de esportes quanto o trânsito na Cidade Universitária mais seguros”, afirmou o prefeito do Campus da Capital, Arlindo Philippi Jr. A Prefeitura lembra ainda que algumas ações sofreram atraso em virtude da greve que paralisou parte das atividades da Universidade.