Aprovada a coleta de resíduos químicos no Campus da Capital

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) aprovou na última quinta-feira, 30, o Cadastro de Destino de Resíduos Industriais no Campus USP da Capital. Este cadastro permitirá o recolhimento, o transporte e a destinação final dos resíduos químicos há anos acumulados nas Unidades.

A iniciativa da Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) busca somar à ação da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade, na criação de diretrizes que norteiem os planos de gestão de resíduos químicos em todos os Campi da USP.

Até o final deste semestre, estão previstos atendimentos à USP-Leste, além de quatro Unidades da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (CUASO), cujos passivos químicos se enquadraram em um plano de gerenciamento de risco. São elas: – Escola Politécnica; – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; – Faculdade de Odontologia; – Hospital Universitário. Estas Unidades somam aproximadamente 21 toneladas de resíduos químicos, entre eles bifenilas policloradas, substância tóxica conhecida como Ascarel.

resíduos químicos unidade
Resíduos Químicos acumulados em Unidade

termômetros descartados
Termômetros descartados para tratamento e destino final

O atendimento é resultado de um inventário elaborado pela PUSP-C em pareceria com o Instituto de Química. O levantamento foi realizado no final do ano passado e identificou quantidade, estado e características de resíduos químicos perigosos, denominados “Classe I”.
Leia mais clicando aqui.
Publicado em 03/09/2012