Coleta de Pilhas e Baterias

A Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) realiza o recebimento e a destinação de pilhas e baterias, utilizadas e descartadas pela Comunidade da Cidade Universitária “Armando Salles de Oliveira” (CUASO). Esse serviço integra ações de gerenciamento de resíduos no Campus, e envolve as orientações adequadas no manejo e o descarte deste tipo de resíduo, considerado resíduo perigoso.

As pilhas e baterias podem causar significativa contaminação do meio ambiente por conterem em sua composição inúmeras substâncias químicas, como metais pesados. De acordo com a NBR 10004, as pilhas e baterias apresentam características de corrosividade, reatividade e toxicidade.

Em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), no tocante à Logística Reversa, os fabricantes e importadores de pilhas e baterias uniram esforços visando atender a Resolução CONAMA 401/2008, responsabilizando-se pelo pós-consumo desse material. Nesse sentido, foi concebido o Programa ABINEE Recebe Pilhas e quem faz a gestão desse material é a Green Elétron.

A USP, por meio de e um convênio firmado com a Green Elétron para a coleta e destinação final ambientalmente adequada de pilhas e baterias, realizará o serviço gratuitamente, dos seguintes modelos:

As Unidades do Campus USP da Capital poderão ter acesso ao serviço seguindo as orientações abaixo:

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

DE COLETA DE PILHAS E BATERIAS NOS CAMPI-USP (Fevereiro -2023)

Orientações para as unidades USP (faculdades, institutos e órgãos de apoio):

1. Os coletores laranja (Papa-pilhas) estarão instalados nos locais de acesso aos prédios das unidades;
  2. Sempre que o preenchimento dos coletores alcançar 3/4 de sua capacidade, deverão ser esvaziados por funcionário designado para a função e com uso de EPI (luvas de borracha nitrílica);
  3. O conteúdo deverá ser vistoriado, com retirada de outros objetos e produtos e acondicionado em caixas de papelão pequenas e resistentes, de preferência reaproveitadas, forradas com saco plástico, para evitar vazamentos;
  4. Cada caixa deve ter o peso de 15 kg (não exceder);
  5. Identificar as caixas com o peso e o material “Pilhas e baterias – 15 kg – PUSP-C”;
  6. Preencher o MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) em duas vias (uma via ficará no Galpão de Resíduos no ato da entrega do material, e a outra servirá como comprovante de descarte no galpão, permanecendo com a Unidade)

Entregar as caixas de papelão identificadas no Galpão do Serviço Técnico de Gestão de Resíduos e Recursos Naturais da PUSP-C, todas as quartas e sextas-feiras, com exceção de feriados ou pontos facultativos. O Galpão funciona de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 10h30 e das 12h30 às 15h30.

Para mais informações, contate Aline Mellucci, Serviço Técnico de Gestão de Resíduos e Recursos Naturais da PUSP-C:

11 3091 4468 | aline.mellucci@usp.br