AUTORIZAÇÕES DE MANEJO ARBÓREO NO CAMPUS
O manejo arbóreo engloba o preparo do solo, o plantio, a irrigação, a adubação, as podas, o transplante, a remoção de parasitas, a readequação de canteiros e a supressão da árvore. Ocorre durante todo o ciclo da vida do exemplar arbóreo, visando à sanidade do espécime, de modo a viabilizar a sua longa permanência e maximizar os benefícios ambientais.
Para auxiliar no manejo arbóreo do Campus Capital-Butantã da USP, a PUSP-CB dispõe de um sistema denominado Sistema Campus e a USP ainda possui o aplicativo App Campus, que são utilizados pelos gestores das unidades (Sistema Campus), ou pela comunidade universitária em geral (App Campus), para solicitar avaliação técnica com relação às áreas verdes.
O Serviço Técnico de Gestão Ambiental (SVGA) acolhe e orienta as demandas relativas ao manejo dos exemplares arbóreos presentes na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO), conforme o Fluxograma de Serviços, e encaminha as demandas pertinentes ao órgão ambiental competente (Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente) para obtenção das autorizações de manejo (poda ou supressão).
Diante da autorização de poda ou supressão, o manejo é realizado conforme cronograma estabelecido com a empresa contratada, levando em consideração as condições climáticas favoráveis à realização do serviço e, sempre que possível, nos horários com a menor circulação de veículos e pessoas.