A PUSP-C é responsável pela manutenção do sistema viário do Campus, o que inclui recapeamento asfáltico, manutenção de semáforos e sinalização (placas e solo). Além disso, atua em parceria com a CET na elaboração e implantação de campanhas de orientação à comunidade usuária da CUASO, a fim de garantir a segurança no trânsito.
A PUSP-C também planeja e executa ações para a melhoria da mobilidade na Campus. Dentre as medidas realizadas nos últimos anos, destacam-se:
– Reforma dos Passeios: em 2016 as calçadas das principais ruas e avenidas do Campus foram completamente remodeladas, com a instalação de um piso contínuo de cimento e guias rebaixadas e sinalizadas nos pontos de travessia. Houve também o reposicionamento de faixas de pedestres, a fim de tornar a travessia mais segura em diversos pontos da CUASO. Essas mudanças melhoraram as condições de deslocamento dos pedestres no campus, incluindo aqueles com deficiência física ou mobilidade reduzida;
– Faixa Exclusiva de Ônibus: inaugurada em fevereiro de 2015, tem 2600 metros de extensão, começando na Portaria 1 e seguindo até a Casa de Cultura Japonesa, nos dois sentidos. Facilita a circulação do transporte coletivo na CUASO, especialmente nos horários de pico.
– Ciclofaixa: inaugurada junto com a faixa exclusiva de ônibus, também tem 2600m e se estende a Portaria 1 à Casa de Cultura Japonesa nos dois sentidos. Foi implantada para estimular e tornar mais segura a circulação dos usuários da CUASO que utilizam bicicleta para se locomover.