HU e HC coletam chapas de Raio X para reciclagem

As radiografias contêm prata e outros metais pesados em sua composição e contaminam o solo e os lençóis freáticos, se descartadas no lixo doméstico. Por lei, o descarte desse tipo de material em lixo comum é proibido, mas muitas pessoas ainda não sabem dos riscos que a destinação incorreta pode trazer.

Para evitar esses riscos as radiografias podem ser encaminhadas para reciclagem nos postos de coleta do Hospital Universitário e do Hospital das Clínicas.

Antes do descarte, deve-se perguntar ao médico que solicitou os exames se será necessário guardá-los para futuras consultas.

Posto de Coleta HC – Instituto Central – Prédio dos Ambulatórios – das 8 às 17h – Av. Eneas de Carvalho Aguiar, 155, térreo, Cerqueira César
Posto de Coleta HU – Setor de Iconologia/Serviço de Raio X – no horário de funcionamento do hospital – Av. Prof. Lineu Prestes, 2.565 – Cidade Universitária

Fontes: Diário Oficial de 08/02/2014 e Gestão de Resíduos da PUSP-C
Publicado em 21/02/2014