Curso de Prevenção à Dengue

No próximo dia 09 de setembro de 2013, acontecerá na Prefeitura do Campus USP da Capital o Curso de Atualização para Membros das Comissões de Prevenção à Dengue da Universidade de São Paulo – Campus da Capital.

O encontro contará com a participação do Dr. Paulo Roberto Urbinatti do Laboratório de Entomologia em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública/USP e tem como meta a difusão e revisão de conhecimentos relacionados à dengue e propagação do mosquito Aedes aegypti, bem como a formação/capacitação de multiplicadores em medidas de controle do mosquito nas unidades USP.

Dúvidas e esclarecimentos de inscrição podem ser direcionados à Bióloga Daniella Vilela Lima, Chefe da Seção de Controle de Vetores da PUSP-C, pelo e-mail: pusp.c_sccv@usp.br, telefone 3091-4468 ou 3091-4471.

PROGRAMAÇÃO:

Público-alvo: Comissões de Prevenção à Dengue das Unidades que integram o Campus da Capital
Data: 09 de setembro de 2013
Horário: 9h as 12h
Local: Anfiteatro da Escola Politécnica “Paulo Ribeiro de Arruda”
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, no 158, Prédio da Engenharia Elétrica
Carga horária: 3 horas

Objetivo:

• difundir e revisar os conhecimentos relacionados à dengue e propagação do mosquito Aedes aegypti,
• formar e capacitar multiplicadores em medidas de controle do mosquito nas unidades USP.
Pesquisador convidado: Dr. Paulo Roberto Urbinatti – Laboratório de Entomologia em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública/USP.
Parte teórica:
• Informações e conceitos importantes sobre Dengue (ambiente, vetor, vírus, hospedeiro e doença);
• Fatores determinantes para proliferação do mosquito Aedes aegypti;
• Diferenciando Aedes aegypti x Aedes albopictus x Culex quinquefasciatus (pernilongo);
• A PUSP-C e a Faculdade de Saúde Pública: estratégias para o monitoramento e controle do Aedes aegypti no Campus da Capital;
• Armadilhas ADULTRAP e Aspirador Entomológico: resultados obtidos em 2013;
• Dengue: mapa de risco na Cidade Universitária;
• Perspectivas futuras: Projeto “Estratégias para Prevenção da Transmissão do Vírus da Dengue na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira”.

Parte prática:

• Aedes aegypti: observação das diferentes fases de desenvolvimento do mosquito.
• Armadilha Adultrap e Aspirador Elétrico: objetivos e como usar.

Publicado em 26/08/2013