Semana Nacional de Trânsito 2013

Tema deste ano é álcool, drogas e segurança viária. Pela primeira vez, haverá ações na Capital e nas cinco maiores cidades do Interior e Litoral

A programação oficial do Governo do Estado de São Paulo para a Semana Nacional de Trânsito 2013 – cujo tema são os efeitos do uso de álcool e de outras drogas na segurança viária – incluirá, pela primeira vez, ações na Capital e nas cinco maiores cidades de São Paulo: Campinas, Santos, Sorocaba, São José dos Campos e Ribeirão Preto. Serão mais de 100 atividades de educação e mobilização, desenvolvidas de 18 a 25 de setembro.

Na Capital e nos cinco municípios, estão programadas intervenções teatrais em ruas, escolas e bares, além de simuladores de direção com software que mostra os efeitos do álcool no organismo (exceto em Ribeirão Preto), com foco no público jovem e nos consumidores de bebida alcoólica. Também haverá, em São Paulo, palestras com jovens ex-dependentes de álcool voltadas para público de mesma faixa etária. Coordenadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), todas as atividades são gratuitas. A programação completa está disponível no portal do Detran.SP e pode ser acessada no link http://bit.ly/17ZeMcT.

A abertura oficial da Semana será no dia 18 de setembro, com o “Seminário Detran.SP sobre álcool, drogas e segurança no trânsito”. Realizado no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, o evento reunirá autoridades dos Governos Estadual e Municipal, além de especialistas e representantes da sociedade civil e de organismos internacionais.

Entre os assuntos a serem discutidos, estão o impacto socioeconômico de acidentes e mortes no trânsito, efeitos do uso de bebida alcoólica e outras drogas ao volante, resultados da Lei Seca e desafios de mobilidade urbana.

Na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (CUASO), a programação contará com a instalação de um simulador de direção veicular com software que simula efeitos do álcool no motorista. O simulador estará no restaurante Central do CRUSP nos dias 19 e 20 de Setembro, e no Prédio do Biênio, na Escola Politécnica, de 23 a 25 de Setembro. O horário de visitas será das 8h às 19h.

Com informações da Assessoria de Comunicação Detran.SP

Publicado em 18/09/2013