Mutirão Juntos Contra a Dengue mobiliza funcionários do Campus da Capital

Ao total, foram vistoriados 18 locais e recolhidos mais de 9 mil litros de lixo nas áreas comuns da CUASO

No último dia 25, a Prefeitura do Campus e mais nove Unidades realizaram o mutirão “Juntos Contra a Dengue”, que mobilizou funcionários e Comissões de Prevenção à Dengue para o recolhimento de itens facilitadores de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. Para além das tradicionais embalagens plásticas e de vidro, a ação coletou inservíveis como colchões e madeiras, e também realizou aspiração entomológica nas regiões de suspeita de presença do mosquito transmissor do vírus da Dengue.

foto mutirão juntos contra a dengue

Em oito horas, 71 funcionários da Prefeitura, divididos em três grupos, visitaram dez locais da CUASO, incluindo a Praça do Relógio, o Viveiro de Plantas, a Fonte Luminosa e a região do espelho d’água da Biblioteca Brasiliana. Na Praça do Relógio, foram coletadas larvas
que deverão passar por análise pelo laboratório de Entomologia em Saúde Pública (Departamento de Epidemiologia) da Faculdade de Saúde Pública, juntamente com os mosquitos capturados. O mutirão contou com a presença de funcionários da Supervisão de Vigilância em Saúde do Butantã, além do Prof. Paulo Urbinatti, da Faculdade de Saúde Pública.

Ações em Unidades

Além das áreas comuns do Campus, as Comissões de Prevenção à Dengue de nove Unidades realizaram ações de limpeza internamente: Creche Central, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Escola de Comunicações e Artes, Escola de Educação Física e Esportes, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Física, Instituto de Química e Hospital Universitário, que também entregou panfletos com orientações e cuidados com a Dengue.

O mutirão está inserido no Programa Campus Sustentável da PUSP-C por meio do projeto Gestão de Saúde Ambiental. O objetivo do projeto é estruturar um Sistema Integrado de Vigilância em Saúde Ambiental que permita propor intervenções, antecipar e prevenir alterações no meio ambiente que possam afetar, direta ou indiretamente, a saúde humana, buscando melhorar a qualidade de vida dos usuários da CUASO, sob a ótica da sustentabilidade.

Publicado em 11/12/2014