USP Sustentabilidade: Coleta de Pilhas nos Campi USP

A Prefeitura junto com a SGA (Superintendência de Gestão Ambiental) está implementando o Programa de Destinação final de Pilhas e Baterias, convênio firmado com a Green Elétron de logística reversa. O projeto está ativo desde o mês de março/2023 e envolve o diagnóstico do descarte de pilhas e baterias nas unidades da USP e a prática de um protocolo eficiente para o descarte correto desses resíduos pesados.

Desde 2012, a coleta de pilhas é realizada na Cuaso (Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira), com aproximadamente 200 Kg por mês, juntamente com a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), de forma gratuita em pontos estratégicos nas Unidades do Butantã.

A partir de agora, com esse novo projeto, todas as Unidades USP contarão com um coletor papa-pilhas que estará disponível para toda comunidade. Nestes papa-pilhas serão aceitos os modelos:

 

Para mais informações sobre o manejo e o encaminhamento desses resíduos, as Unidades devem acessar o protocolo completo neste link.

O descarte correto desses resíduos é de fundamental importância para o meio ambiente, uma vez que os elementos químicos contidos nas pilhas e baterias  apresentam características contaminantes que provocam corrosividade, reatividade e toxicidade. A comunidade externa também pode descartar pilhas e baterias em um coletor papa-pilhas disponível no Centro de Informações da USP, localizado na entrada do Campus pela portaria 1, de segunda a sábado, das 08h às 17h. 

Vamos fazer a nossa parte! 

Confira os registros da apresentação do projeto em cada Campus

 

Bauru

Cuaso

Each

Lorena

Pirassununga

QSD