“Venha de ônibus” incentiva o uso do transporte público

Nova campanha institucional integra plano de mobilidade

“Venha de ônibus” é o tema da nova campanha institucional da USP nos mobiliários de comunicação da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (CUASO). A campanha, concebida pela Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C), integra um plano de mobilidade urbana em desenvolvimento na CUASO que teve início com a implantação dos ônibus circulares de ligação com a estação Butantã do Metrô.

Neste sentido, a PUSP-C está alinhada com a Prefeitura do Município de São Paulo, cujo mote da última campanha lançada é incentivar o uso do ônibus, destacando benefícios como a rapidez nos trajetos.

A campanha “Venha de ônibus” também destacou a rapidez, além da possibilidade de fazer coisas simples que não são possíveis ao volante, como ler e falar ao telefone. Diante disso, o transporte coletivo desponta como uma alternativa cada vez mais vantajosa, sobretudo em uma cidade em que há escassez de vagas para estacionamento – na CUASO há apenas 12 mil vagas disponíveis e a circulação de veículos por dia pode chegar a 50 mil, segundo estimativas da PUSP-C.

Outra vertente da campanha está relacionada à economia de tempo, de combustível e de otimização do espaço público. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), um ônibus equivale a 25 carros na rua. Já de acordo com o Movimento Respirar, um carro consome 30 vezes mais combustível por passageiro do que um ônibus. A utilização do transporte coletivo proporciona, assim, maior fluidez do trânsito, reduzindo o tempo de deslocamento das pessoas.