Bilhete USP (BUSP)

Como solicitar o cartão BUSP?
O aluno, professor ou funcionário poderá solicitar sua primeira via do BUSP pelos sistemas corporativos USP, escolhendo a opção “Cartão USP” e, em seguida, a opção “Solicitação Bilhete USP”. Em alguns casos, a primeira via deve ser solicitada pela Seção de Alunos, Comissão de Pesquisa e/ou Departamento Pessoal. Confira abaixo:

Vínculo com a USP Sistema USP  Quem faz a solicitação da 1ª via
Aluno do Colégio Técnico de Lorena Júpiter Seção de Alunos do Colégio Técnico de Lorena
Aluno da Escola de Aplicação Júpiter Seção de Alunos da Escola de Aplicação
Aluno da Escola de Arte Dramática Júpiter Seção de Alunos da Escola de Arte Dramática
Aluno de Graduação Júpiter O próprio interessado
Aluno Especial de Graduação Mundus Seção de Graduação
Aluno Mobilidade Curta Duração Mundus Comissão de Relações Internacionais ou Seção de Graduação
Aluno de Pós-Doutorado Atena Comissão de Pesquisa
Aluno de Pós-Graduação(Mestrado ou Doutorado) Janus O próprio interessado
Professor Marte O próprio interessado
Funcionário Marte O próprio interessado

Onde devo buscar o cartão BUSP?
Na unidade em que você estuda ou trabalha. Os cartões emitidos pela SPTrans são entregues na Prefeitura do Campus USP da Capital e distribuídos às unidades semanalmente.

Ainda não recebi meu BUSP. O que devo fazer?
O aluno, professor ou funcionário poderá solicitar sua primeira via do BUSP pelos sistemas corporativos USP. Basta escolher a opção “Cartão USP” e, em seguida, a opção “Solicitação Bilhete USP”. Em alguns casos, a primeira via deve ser solicitada pela Seção de Alunos, Comissão de Pesquisa e/ou Departamento Pessoal, conforme tabela acima.
Para que o BUSP seja confeccionado, o sistema precisa estar atualizado com os dados completos de RG, incluindo dígito, data de expedição e órgão expedidor. Alunos devem procurar as Seções de Alunos de Graduação ou as Secretarias de Pós-Graduação de suas unidades. Professores e funcionários devem procurar as Seções de Pessoal. Todos devem estar munidos da Carteira de Identidade (RG) para atualização do cadastro junto aos Sistemas USP.
Ressaltamos que, em caso de alunos estrangeiros, é aceito apenas o número de documentos brasileiros válidos, como RG e RNE, além de informações adicionais como nacionalidade e data de expedição do documento.
No caso de alunos estrangeiros de cursos de curta duração, como intercâmbios de graduação, é aceito, excepcionalmente, o número do passaporte para a confecção do BUSP. Também é necessário informar nacionalidade, data de expedição do documento e data de validade.

Como solicito uma segunda via do cartão BUSP?
Todos que necessitarem solicitar uma segunda via do cartão BUSP devem contatar a Seção de Alunos, Comissão de Pesquisa e/ou Departamento Pessoal de sua Unidade, que deverá realizar o pedido de segunda via também por meio dos sistemas corporativos USP, escolhendo a opção “Cartão USP” e, em seguida, a opção “Atualizar Bilhete USP”. Nesse caso, os mesmos servidores autorizados a solicitar segunda via do Cartão USP de identificação, estarão igualmente habilitados a solicitar a segunda via do BUSP. O prazo médio para recebimento do novo cartão é de dez dias úteis a partir da data de registro do pedido no sistema.

Meu cartão foi perdido/roubado/extraviado. O que devo fazer?
Em caso de perda, roubo ou extravio do bilhete, os usuários devem recolher o valor de R$18,38 na tesouraria da unidade – conforme procedimento do Cartão USP de identificação. O comprovante deve ser entregue na Seção de Alunos ou Pessoal, que realizará o pedido de segunda via no sistema USP em que o interessado já tem cadastro. Em caso de registro de Boletim de Ocorrência com menção ao BUSP, o usuário fica isento da taxa.

Por que devo atualizar meu cadastro?
Para emissão do BUSP, o número do RG é imprescindível. Alunos, professores e funcionários que tenham modificado seus documentos ou não tenham informado o número completo do RG (incluindo dígito), data e órgão emissor, só receberão o BUSP após atualização do cadastro.

Qual o intervalo entre as utilizações do BUSP?
Não é possível reutilizar o cartão em um período menor do que cinco minutos.

Qual o itinerário das linhas?
O itinerário do novo Sistema adiciona ao trajeto do Circular operado pela USP a Av. Afrânio Peixoto, Rua Alvarenga, Rua Sapetuba, Rua Camargo e Rua MMDC, até o terminal do Metrô Butantã. Veja o mapa com os itinerários das linhas aqui.

Qual o horário de funcionamento dessas linhas?
Veja na tabela abaixo os horários de funcionamento das linhas circulares:

Dias da Semana Linha 8012-10 (Circular 1) Linha 8022-10 (Circular 2)
Segunda a Sexta 04h00-03h10 03h15-02h30
Sábado 03h25-02h40 03h10-02h25
Domingo e Feriado 07h00-04h10 06h00-03h10

Para mais informações, como os horários de ônibus acessíveis e quantidade de partidas por hora, clique aqui (linha 8012) e aqui (linha 8022).

Sou aluno de mestrado/doutorado/pós-doutorado. Tenho direito ao BUSP?
Sim. Os alunos de mestrado e doutorado podem solicitar seu BUSP no sistema Janus. Os alunos de pós-doutorado devem procurar a Comissão de Pesquisa para fazer a solicitação. Em caso de problemas, verificar se o cadastro nos sistemas está atualizado, principalmente os dados do RG.

Sou aluno de intercâmbio. Tenho direito ao BUSP?
Sim, desde que você tenha um cartão USP de identificação. Para fazer a solicitação, procure a Seção de alunos de sua Unidade ou a Comissão de Relações Internacionais, levando seu documento, para atualizar o cadastro.

Sou professor aposentado. Tenho direito ao BUSP?
Sim. Procure a Seção de Pessoal da Unidade com que possui vínculo levando o seu documento para atualizar o cadastro.

Sou funcionário autárquico aposentado. Tenho direito ao BUSP?
Sim. Procure a Seção de Pessoal da Unidade com que possui vínculo, levando o seu documento, para atualizar o cadastro. Apenas funcionários aposentados no Regime CLT não têm direito ao BUSP, pois não possuem vínculo com a USP.

Sou funcionário terceirizado. Tenho direito ao BUSP?
Não. Os cartões BUSP são emitidos apenas aos usuários que possuem vínculo formal e direto com a USP. Usuários que não possuem o cartão BUSP podem utilizar Vale-Transporte ou Bilhete Único normalmente nas linhas 8012 e 8022.

As demais linhas de ônibus urbanos que passam pela CUASO continuam operando?
Sim. Para consultar a lista de linhas de ônibus em operação na CUASO, incluindo as intermunicipais, clique aqui.

Meu cartão não liberou a passagem. O que devo fazer?
Em caso de bloqueio ou mau funcionamento, a Seção de Pessoal/Alunos de sua Unidade deve enviar o cartão à Seção de Expediente da PUSP-C, na Av. Prof. Almeida Prado, 1280, Cidade Universitária, aos cuidados da Área de Serviços de Infraestrutura da Prefeitura, para que possamos providenciar a segunda via. Vale lembrar que após a conclusão da leitura do cartão pelo validador, você tem um minuto para transpor a catraca. Após este período, a catraca será travada e o cartão bloqueado temporariamente. Após cinco minutos, você poderá utilizar o cartão BUSP novamente.
Para evitar bloqueios temporários, espere o validador fazer a leitura completa do cartão.

Qual o canal de contato para solução de dúvidas e eventuais problemas relacionados ao BUSP?
Você deve enviar um e-mail para buspcontato@usp.br .