Prefeitura do Campus USP da Capital Lança Campanha contra a Dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de dengue aumentaram cerca de 30% este ano até o final de abril. Tal crescimento decorreu de diversos fatores, como a variação climática, aumento das chuvas do período em todo o país e a mudança na circulação de sorotipo do vírus. 

A zika e a chikungunya, doenças causadas pelo mesmo mosquito, também aumentaram significativamente, sendo o crescimento de 289% e 40% respectivamente. Na cidade de São Paulo, a região mais afetada é a Zona Oeste. 

Pensando nisso, a Prefeitura do Campus USP da Capital acaba de lançar uma nova Campanha Contra a Dengue, que visa alertar a comunidade sobre as medidas de prevenção (profilaxia) e demonstrar quais são os sintomas das doenças e o que devemos fazer ao sentirmos. 

A Campanha será veiculada em nossas redes sociais:

 

 

E também será acompanhada de cartazes impressos

Além disso, nossa equipe de Gestão Ambiental vem trabalhando ativamente por meio de inspeções para o diagnóstico da situação no Campus e realizando treinamentos junto às unidades da USP.

No dia 16 de maio, a equipe, em parceria com a BR3 Biotecnologia, ofereceu um treinamento para os membros das Brigadas de Combate ao Aedes aegypti do Campus USP da Capital.

Neste curso, a equipe da PUSP-C apresentou uma solução natural sem o uso de substâncias químicas para a eliminação do mosquito vetor. Esse método utiliza projeto elaborado pela FioCruz, por meio da adoção do biolarvicida Dengue Tech, utilizado no controle das larvas do mosquito no Campus. Também foi apresentado o Mapa de Risco e as especificidades do mosquito e suas doenças. 

Em caso de sintomas, procure uma  unidade de saúde pública mais próxima de sua residência

Para mais informações, acesse o portal do Ministério da Saúde ou o site da Prefeitura de São Paulo.