Gestão de Áreas Verdes

GESTÃO DE ÁREAS VERDES

A PUSP-CB é responsável pelo plantio, poda e remoção de árvores na Cidade Universitária. Atendendo legislação vigente, o plantio de espécies nativas tem como objetivo a erradicação de exemplares invasores, proporcionando o restabelecimento do equilíbrio da fauna e flora locais, sendo também realizado no contexto do plantio compensatório, quando novas mudas são introduzidas em espaços do campus após queda ou remoção de árvores que oferecem risco.

A poda de árvores é realizada por motivos paisagísticos, bem como para melhorar as condições de iluminação e a visualização da sinalização de trânsito. Também é de grande importância a poda preventiva, feita para evitar a queda de galhos e acidentes com árvores, especialmente nos períodos de chuva. A realização de podas acontece mediante autorização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Em casos mais graves, quando a árvore está muito velha, morta ou infestada por cupins, ocasionando risco de queda, realiza-se a remoção, que também depende de despacho autorizatório da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Viveiro de Mudas

Na Rua do Matão, na Reserva Ecológica do Viveiro, está sediado o Viveiro de Mudas da PUSP-CB, área de mata nativa dentro da CUASO. Rico em exemplares da Mata Atlântica, é administrado pelo Serviço Técnico de Gestão Ambiental (SVGA) e tem parte de seu espaço ocupado pela equipe operacional da Seção de Áreas Verdes, responsável pelo plantio de mudas de árvores nativas de grande porte, bem como plantas ornamentais de pequeno porte, além da manutenção dos gramados e jardins da Cidade Universitária.